sexta-feira, 9 de dezembro de 2011

Amamentação


O QUE ACONTECE DENTRO DO SEIO :

A placenta estimula a liberação de estrogênio e progesterona, que, por sua vez, estimulam o complexo sistema biológico que faz a lactação possível. Os seis se preparam para a gravidez, desde as primeiras semanas de vida. As glândulas mamárias permanecem em "repouso" até a puberdade e durante a gravidez começam a trabalhar.
Os hormônios da gravidez acabam provocando um aumento de número e tamanho nos ductos lactíferos ( canais entre as células gordurosas e o tecido glandular) ,ramificam-se em canais menores e formam os lóbulos. Cada mama tem entre 15 e 20 lóbulos com um ducto lactífero para cada lóbulo. O leite materno é produzido nestes alveólos.


IMPORTÂNCIA DA AMAMENTAÇÃO PARA O BEBÊ

Com a amamentação o bebê acaba evitando :

1. Diversos tipos de câncer
2.Obesidade, meningites, sarampo e outras doenças infecciosas
3.Proteger contra doenças alérgicas
4.Desnutrição, Diabetes Mellitus, doenças digestivas
5.Doenças crônicas como osteoporose, aterosclerose, doença cardiovascular
6.Doenças respiratórias e otites, doença do trato urinário e cáries.


IMPORTÂNCIA DA AMAMENTAÇÃO PARA A MÃE

Como a amamentação ajuda a mãe :

1. Voltar ao peso normal rapidamente
2. Diminuição mais rápida do volume do útero ( menor risco de hemorragia pós-parto)
3.Protege contra câncer de mama e ovário, anemia
4. Evita a Osteoporose
5. A mãe sente-se mais segura e calma


TÉCNICAS DE AMAMENTAÇÃO

É necessário compreender a posição correta pra acomodar o bebê, para facilitar que o bebê pegue o seio. A mãe precisa estar relaxada, confortável e bem apoiada sem se curvar para frente e para trás para não causar problemas na coluna. O ritmo da succção de 3 em 3 horas, 10 minutos em cada seio, ou 15 e 5 alternado.

- Posição sentada ( tradicional)

O bebê está de frente para a mãe, de tal forma que seu abdômen está colocado ao da mãe (barriga com barriga).



- Posição sentada inversa ( bola de futebol americano)

Coloca-se o bebê debaixo da axila materna com o ventre apoiado sobre as costelas da mãe ( barriga- costela). O corpo do bebê está apoiado pelo braço materno e a cabeça suspensa pela mão. Uma boa posição quando o seio está machucado e o bebê consegue pegar uma boa porção da areóla com a boca.

- Posição deitada

A mãe oferece o peito do lado que está deitada, com o bebê frente a frente, essa posição e a sentada inversa são adequadas as mães que fizeram cesariana.


ARROTO E CÓLICAS


Quando o bebê está alimentando-se há uma ingestão de ar, seja pela mamadeira ou pelo peito, a anatomia entre o peito da mãe e o bebê é perfeita e não ocorre a entrada de ar se estiver na posição correta. Quando o ar volta, aconte o arroto que pode vir acompanhado de uma quantidade de leite, chamada de regurgitação. O arroto é uma forma de evitar que as cólicas apareçam, pois como o bebê ainda possui um sistema digestivo imaturo, o estômago fica cheio de ar e aparecem as cólicas. O arroto aparece nos seus 10 primeiros minutos, podendo demorar um pouco mais em alguns casos. É necessário caso o bebê não arrote que seja colocado deitado de lado, para que se haja regurgitação não ocorra asfixia.


HIGIENE NOS SEIOS

É necessário banhos diários, proteger o bico com algodão, retirar durante o dia o leite que escorrer do bico com água pura ( sem sabonete).


CONTRA- INDICAÇÃO PARA AMAMENTAÇÃO

1. Anomalias nos seios
2.Tuberculose ativa
3.AIDS
4.Rachaduras
5. Certos medicamentos
6.Problemas psiquiátricos graves
7.Hiperestesia dos seios
8. Hipogalactia ( falta de leite)

Nenhum comentário:

Postar um comentário