quinta-feira, 8 de dezembro de 2011

O que é ser Enfermeiro?

O enfermeiro é um profissional de nível superior da área da saúde, responsável inicialmente pela promoção, prevenção e na recuperação da saúde dos indivíduos, dentro da sociedade. O enfermeiro é um profissional preparado para atuar em todas as áreas da saúde: assistencial, administrativa e gerencial, juntamente com os outros profissionais de saúde. Na área de enfermagem encontramos o auxiliar de enfermagem (nível fundamental) e o técnico de enfermagem, (nível médio) ambos confundidos com o enfermeiro, entretanto com funções distintas, possuindo qualificações específicas.
O cuidar é a base de todo o processo de enfermagem, através do cuidar o enfermeiro terá um contato direto com o paciente e a família, trabalhando o bem-estar físico, social e mental do paciente.
A Enfermagem é uma profissão dotada de obrigação, direito e responsabilidade, com um diferencial das outras profissões, pois ela está relacionada a vida de um ser humano, mostrando que é necessária uma total atenção e capacidade do profissional, o cuidado deverá ser mantido ao paciente desde a sua entrada no hospital até sua saída.
O Enfermeiro ele presta assistência ao paciente em clínicas,hospitais,empresas de grande porte, transportes aéreos, ambulatórios,navios, postos de saúde e em domicílio, realizando atendimento de enfermagem; coordenando e auditando serviços de enfermagem, implementando ações para a promoção da saúde junto à sociedade.
O enfermeiro está apto a prescrever, salvo com critérios de cada instituições que elaboram protocolos específicos com medicações padronizadas pelos médicos.
Ser Enfermeiro além de suas obrigações perante as leis, é promover um conforto ao paciente durante sua estadia no ambiente hospitalar, é transmitir segurança ao paciente e sua família, estar presente apenas para dar um "Bom dia" ao paciente, é procurar ser humano com aqueles que necessitam de uma atenção.

Nenhum comentário:

Postar um comentário