quinta-feira, 8 de dezembro de 2011

Florence Nightingale

Quando se fala do início da Enfermagem e das primeiras escolas de Enfermagem o grande nome pronunciado é da inglesa Florence Nightingale, uma enfermeira que desenvolveu seu trabalho na Guerra de Criméia e fez melhorias nas condições sanitárias dos hospitais militares em campo, conhecida como a "Dama da Lâmpada", pois a noite passava com sua lâmpada de azeite e visitava cada soldado, prestando-lhes cuidados, oferecendo-lhes uma palavra de apoio e promovendo-lhes o conforto necessário para a recuperação. Nascida em 12 de maio de 1820 em Florença (Itália), teve sua educação com professoras particulares, o qual sempre mostrava interesse em aprender diferentes assuntos. Sua religião teve importância nas sua escolhas, frequentava a Igreja da Inglaterra, apesar de só ter cuidado de amigos e parentes doentes, resolveu seguir uma profissão o qual não era bem vista, por moças bem educadas da sociedade, o qual causou bastante desentendimento com seus familiares e amigos. As enfermeiras daquela época além de não ter treinamento tinham a reputação de serem vulgares, ignorantes e dadas a promiscuidade e bebedeiras.
Foi enquanto fazia uma viagem pela Europa e Egito com amigos da família, em 1849, que surgiu a oportunidade de estudar os diferentes sistemas hospitalares. No inicio dos anos 1850 iniciou seu treinamento como enfermeira do Instituto São Vicente de Paula em Alexandria, Egito, que era um hospital da igreja Católica Romana. Ao retornar a Londres, em 1853, aceitou o cargo, sem pagamento, de Superintendente no "Estabelecimentos para Senhoras Enfermas". Em março de 1854 iniciou a guerra da Criméia, com a Inglaterra, França e Turquia declarando guerra a Rússia. Embora os Russos tenham sido derrotados na batalha de Alma River, em 20 de setembro de 1854, o jornal The Times criticou as instalações hospitalares britânicas. Em resposta as estas críticas, seu amigo Sidney Herbert, Secretário Britânico para a Guerra, solicitou, por carta, que Florence se tornasse uma enfermeira administradora para supervisionar a introdução de enfermeiras nos hospitais militares. Seu título oficial era "Superintendente do estabelecimento de mulheres enfermeiras dos hospitais gerais ingleses na Turquia". Na Guerra constatou que a falta de higiene e as doenças matavam grande parte dos soldados que estavam hospitalizados por ferimentos. Florence acabou reduzindo as taxas de mortalidade e com sua volta depois da guerra passou a lutar pela reforma do sistema militar de saúde, fundou a primeira escola de enfermagem em Londres em 1860,com suas conquistas diante da sociedade, Florence conseguiu um maior respeito para as mulheres da sua época.
Ela nunca se casou, embora não tenha sido por falta de oportunidade. Ela acreditava, no entanto, que Deus tinha: "... claramente sinalizado que ela seria uma mulher solteira.", acabou falecendo em 13 agosto de 1910 em East Wellow na Inglaterra completamente cega, mas deixando para história do mundo um grande avanço e respeito a profissão de Enfermagem.

Nenhum comentário:

Postar um comentário