quinta-feira, 8 de dezembro de 2011

Primeiros Socorros, como fazer de forma segura?


Primeiros socorros é o tratamento imediato e provisório, ministrado a uma vítima de acidente ou enfermidade imprevista, geralmente prestado no local do evento, até que seja possível seu atendimento por pessoal especializado. A prestação de serviços depende de conhecimentos básicos, teóricos e práticos por parte de quem os está aplicando, o reestabelecimento da vítima de um acidente, seja qual for sua natureza, dependerá muito do preparo psicológico e técnico da pessoa que prestar o atendimento, mantendo o bom senso, tolerância e calma, pois se o primeiro atendimento for mal sucedido pode levar a vítima a sequelas irreversíveis. As primeiras formas de acionamento é informar o acidente de forma clara e objetiva, informar o local exato da emergência, descrição do que aconteceu e possíveis detalhes, o número de feridos e que tipo de ferimento, responda todas as informações e peça orientação de como agir.
Como agir diante da situação de emergência :
1. Nunca se torne outra vítima
2. Mantenha-se calmo para auxiliar a vítima
3.Não deixe a vítima exposta
4.Cuidado para não se contaminar ( sangue, vômitos, podem transmitir doenças)
5.Não aplique nada na vítima
6.Não abandone a vítima até a chegada do socorro
7. Sempre acionar o serviço de emergência local ( SAMU , Corpo de Bombeiros)

Ao observar a vítima, temos que lembrar que nunca se mexe em uma vítima de acidentes (quedas, acidentes automobilísticos), deve ser feito o acionamento ao serviço de emergência, a vítima só poderá ser retirada do local se existir um mal maior como por exemplo um carro ou uma casa em chamas, as vítimas de traumas (fraturas) devem ser transportadas com equipamentos específicos. Sem esquecer que é necessário uma observação completa da vítima para detectar os problemas, através de três etapas: Ver ( procurar anormalidades, como lesões, sangramentos, amputações) , Ouvir ( comunicar-se com a vítima ) e Sentir ( sentir a respiração e odores da vítima).

PARADA RESPIRATÓRIA

O sinal indicativo de parada respiratória é a paralisação dos movimentos do diafragma (músculo que realiza os movimentos do tórax e abdome). A vítima se apresenta com ausência de respiração e pulsação, inconsciência, pele fria e pálida. Os lábios e as unhas ficam azulados.
Se ela estiver de bruços e houver suspeita de fraturas, mova-a rolando o corpo todo de uma só vez, colocando-a de costas para o chão. É muito importante contar com a ajuda de duas ou três pessoas. Verifique se não há alguma coisa no interior da boca que impeça a respiração. Faça um primeiro reconhecimento do estado da vítima e observe se a vítima ainda está consciente.
Não perca tempo e chame por socorro médico imediato.
Aproxime sua cabeça e seu ouvido da boca do paciente, ouça e sinta se há respiração. É importante verificar se há pulso. Para isso, pressione levemente com dois dedos o pescoço logo atrás do pomo-de-adão e nunca dê nada à vítima para beber, cheirar ou comer, na intensão de reanimá-la.

DESMAIO

A cada dia o calor está aumentando e com ele outros fatores associados a saúde do indivíduo, dados mostram que uma em cada três pessoas desmaia pelo menos uma vez na vida. O desmaio é provocado pela redução abrupta da irrigação cerebral e é necessário alguns procedimentos, são eles:
1. Colocar a vítima em um local arejado e com boa ventilação;
2. Eleve os membros inferiores para que haja circulação do sangue ;
3.Vira a cabeça da vítima para o lado, para evitar que ela vomite ou se asfixie;
4.Desaperte a roupa da vítima para melhor circulação;
5. Não dê líquidos a vítima logo após o desmaio, a vítima pode não estar com seus reflexos totalmente recuperados e afogar-se.
6.Após um minuto o fluxo de sangue para o cerébro é restabelecido e recupera-se a consciência.
7.Não deixe a vítima caminhar sozinha após o desmaio, é necessário que ela sente-se para um repouso.

ENGASGO

O engasgo é uma manifestação do organismo para expelir o alimento ou objeto que toma um caminho errado. Na parte superior da laringe localiza-se a epiglote, que funciona como uma porta que permanece aberta para permitir a chegada do ar aos pulmões e se fecha quando engolimos algo, a fim de bloquear a passagem do alimento para os pulmões e encaminhá-lo ao estômago.
Em alguns casos, a epiglote falha, o alimento segue para a laringe e para, bloqueando a passagem de ar até os pulmões e isso faz com que o organismo reaja com jatos de ar que são enviados pelas terminações nervosas da laringe. A saída do alimento ocorre pela boca ou nariz e marca o fim do engasgo.
O engasgo pode ser bastante perigoso se a vítima não for rapidamente socorrida, pois a falta de ar pode causar a morte. Por esse fato é importante que a pessoa engasgada tussa para expelir o alimento que bloqueia a epiglote. Caso a pessoa não consiga, pode-se aplicar a Manobra de Heimlich que é o melhor método para desobstruir as vias aéreas.
Deve-se posicionar atrás da pessoa engasgada e abraçá-la na altura do estômago. O passo seguinte é dar empurrões para cima e para dentro, ao mesmo tempo, para comprimir o abdômen contra os pulmões forçando o desbloqueio da epiglote.
Se a vítima estiver inconsciente é necessário chamar rapidamente o serviço médico de urgência para que procedam da forma correta e necessária a fim de preservar a vida da vítima.

EPLEPSIA OU CONVULSÕES

A crise convulsiva caracteriza-se pela perda repentina de consciência, acompanhada de contrações musculares violentas. A vítima de uma crise convulsiva sempre cai e seu corpo fica tenso e retraído. Em seguida ela começa a se debater violentamente e pode apresentar os olhos virados para cima e os lábios e dedos arroxeados. Em certos casos, a vítima baba e urina. Estas contrações fortes duram de dois a quatro minutos. Depois disto, os movimentos vão enfraquecendo e a vítima recupera-se lentamente. A crise convulsiva pode acontecer em conseqüência de febre muito alta, intoxicação ou, ainda, devido a epilepsia ou lesões no cérebro. Diante de um caso de convulsão, tome as providências seguintes: . Deite a vítima no chão e afaste tudo o que esteja ao seu redor e possa machucá-la (móveis, objetos, pedras, etc.) não impeça os movimentos da vítima. Retire as próteses dentárias, óculos, colares e outras coisas que possam se quebradas ou machucar a vítima. . Para evitar que a vítima morda a língua ou se sufoque com ela, coloque-lhe um lenço ou pano dobrado na boca entre os dentes. No caso de a vítima já ter cerrado os dentes, não tente abrir-lhe a boca. Desaperte a roupa da vítima e deixe que ela se debata livremente; coloque um pano debaixo de sua cabeça, para evitar que se machuque. A pessoa que está tendo convulsões apresenta muita salivação. O estado de inconsciência não permite que ela engula a saliva. Por isso, é preciso tomar mais uma providência para evitar que fique sufocada: deite-a com a cabeça de lado e fique segurando a cabeça nesta posição. Desta forma a saliva escoará com facilidade. Não dê a vítima nenhuma medicação ou líquido pela boca, pois ela poderá sufocar. Cessada a convulsão, deixe a vítima em repouso até que recupere a consciência. Após a convulsão, a pessoa dorme e este sono pode durar segundo ou horas. Coloque-a na cama ou em algum lugar confortável e deixe-a dormir. Em seguida, encaminhe-a à assistência médica. Nunca deixe de prestar socorro à vítima de uma crise epilética convulsiva, pois sua saliva (baba) não é contagiosa.

CHOQUE ELÉTRICO

Muitas vezes a vítima que leva um choque elétrico fica presa à corrente elétrica. Não toque na vítima sem antes desligar a corrente elétrica. Se o Socorrista tocar na pessoa, a corrente irá atingi-lo também. Por isso, é necessário tomar todo o cuidado. Antes de mais nada, o Socorrista deve desligar a chave geral, ou tirar os fusíveis ainda, desligar a tomada. Se por acaso não for possível tomar nenhuma dessas providências, há ainda alternativas: afastar a vítima do fio elétrico com um cabo de vassoura ou com uma vara de madeira, bem secos. Antes, porém, verifique se os seus pés estão secos e se você não está pisando em chão molhado. Para afastar a vítima, use algum material que não conduza corrente elétrica, como por exemplo, madeira seca, borracha, etc. Em seguida, inicie imediatamente o atendimento à vítima. Deite-a e verifique se ela está respirando, ou se precisa de respiração artificial e/ou massagens cardíacas. Se necessário, aja imediatamente. Observe se a língua não está bloqueando a passagem do ar. Logo após, verifique se a vítima sofreu alguma queimadura. Cuide das queimaduras, de acordo com o grau que elas tenham sido atingidas. Tendo prestado os primeiros socorros você deve providenciar a assistência médica. As correntes de alta tensão passam pelos cabos elétricos que vemos nas ruas e avenidas. Quando ocorre em fios de alta tensão, na rua, só a central elétrica pode desligá-los. Nestes casos, procure um telefone e chame a central elétrica, os bombeiros ou a polícia. Indique o local exato em que está ocorrendo o acidente. Procedendo desta maneira você poderá evitar novos acidentes. Enquanto a corrente não for desligada, mantenha-se afastado da vítima, a uma distância mínima de 4 metros. Não deixe que ninguém se aproxime ou tente ajudá-la. Somente após a corrente de alta tensão ter sido desligada você deverá socorrer a vítima.

Nenhum comentário:

Postar um comentário